Taça de Portugal
Neste post farei uma análise ao sorteio dos quartos de final da Taça de Portugal, que se efectuou ontem.
V.Guimarães - Braga
Depois de hoje se defrontarem para a outra taça, a da liga, os rivais minhotos vão-se encontrar novamente em Janeiro, desta feita para a Taça de Portugal, mas novamente no D.Afonso Henriques.
A equipa do Braga parece ser superior, preza pela posse de bola e pelo colectivo e tem individualidades muito interessantes, que se as coisas não estiverem a correr bem, podem fazer a diferença. Do outro lado, está a equipa de Guimarães, que apesar de não ter um futebol vistoso, tem conseguido atingir os seus objectivos e a equipa está a evoluir como colectivo e a coesão no plantel parece ser notória. São, acima de tudo, uma equipa com garra e espírito de sacrifício.
Arouca - Belenenses
Um jogo que para muitos passará ao lado, mas que será certamente muito interessante. Uma partida entre os primeiros classificados da segunda liga não se pode perder.
São, a meu ver, as duas equipas que melhor têm jogado na segunda liga, excluindo as equipas "B" e isso pode ser comprovado pela classificação. A equipa do Arouca não tem grandes nomes, mas o avançado, Joeano, vem acumulando vários golos nas últimas épocas e é certamente a peça chave da equipa. Do outro lado temos a histórica equipa do Belenenses, vencedora de várias Taças e que este ano investiu forte na promoção, assegurando grandes nomes, como é o exemplo de Yves Desmarets. São uma equipa de futebol apoiado e passe curto. Duas equipas que proporcionarão, por certo, um bom jogo de futebol.
P.Ferreira - Gil Vicente
Mais duas equipas da primeira liga que se defrontam nesta fase da Taça de Portugal. Dum lado a equipa sensação desta edição da liga e do outro uma equipa aguerrida e confortável na classificação.
O Paços tem a vantagem de jogar em casa mas isso nunca é suficiente, ainda por cima numa prova como a Taça de Portugal. é uma equipa que deixou a filosofia de épocas anteriores, onde esperava o erro do adversário e jogava em transições rápidas e passou a adoptar uma postura mais confortável, prezando pela posse e circulação de bola. E tem dado resultado. Quanto ao Gil, vou ser sincero, ainda não vi muitos jogos desta equipa, logo não posso fazer um comentário muito aprofundado. Mesmo assim, sei que é uma equipa lutadora, combativa, coesa e que usa muito o contra-ataque.
Não vou fazer um comentário ao quarto jogo desta fase, devido ao facto de o jogo dos oitavos de final entre o Aves e o Benfica, que determinará o adversário da Académica, ainda não se ter realizado.